Responsável Técnico: Dr. Frank Susaki Filho CRO-PR 20.710 / CLM 4422
Copyright 2021 © ODONTOSELECT - Todos os direitos reservados.
APARELHOS FIXOS TRADICIONAIS
É o tipo mais comumente usado. É fabricado em metal e tem em sua estrutura componentes como fios, bandas e braquetes. Tem uma indicação muito extensa para corrigir desde desalinhamentos até alterações mais severas nas mordidas e apinhamentos expressivos.
Com ele, é possível fazer com que os dentes se movimentem gradualmente para a posição mais adequada. Todos os meses, o dentista faz a ativação do aparelho, ou seja, realiza pequenas modificações nos componentes para que eles exerçam força sobre a dentição e, assim, façam com que ela mude de lugar.
O aparelho ortodôntico tradicional é muito eficaz para promover a funcionalidade e recuperar a estética do sorriso.
APARELHOS AUTOLIGADOS
Aparelho autoligado é a tecnologia mais moderna hoje para tratamentos com aparelho fixo. Este tipo de aparelho ortodôntico, elimina a necessidade de utilização das boas e velhas “borrachinhas coloridas”. A função dessas “borrachinhas” é prender o fio do aparelho ao braquete (aquelas pecinhas que são coladas dentem a dente) e o aparelho autoligado não precisa dessas borrachinhas. Os braquetes desse tipo de aparelho são super tecnológicos e cada um deles tem uma portinha que abre e fecha. Então o dentista abre a portinha, coloca o fio lá dentro e fecha a portinha.
APARELHOS FIXOS ESTÉTICOS
Atualmente, a estética é a grande preocupação entre os pacientes nos consultórios ortodônticos. Para atender a essa demanda, foi desenvolvida uma alternativa ao aparelho fixo tradicional: o modelo estético. As peças dele são caracterizadas por sua cor similar à cor dos dentes, não deixando aquela famosa aparência de “sorriso metálico”. “Esse modelo de aparelho tem a mesma função do fixo metálico, mas com a vantagem de ser bem mais discreto esteticamente
APARELHOS INVISÍVEIS
Quando se trata do aparelho ortodôntico invisível, é comum que a primeira dúvida que venha em mente é: como é possível movimentar os dentes sem o uso dos braquetes? Acontece que esse tipo de aparelho é baseado no mapeamento 3D da boca de cada paciente, o que garante que as etapas do tratamento sejam programadas e o efeito final possa ser visto antecipadamente pelo software. Sendo assim, ainda que o acessório seja feito de plástico transparente, ele carrega uma espessura previamente programada para exercer uma força mais precisa e direcionada nos dentes, promovendo a movimentação em menos tempo.
APARELHOS REMOVÍVEIS
Os aparelhos removíveis podem ser retirados pelos pacientes. São utilizados na ortopedia dos maxilares e também na correção de problemas ortodônticos mais simples
Rua da Lua, 42, Sítio Cercado, Curitiba PR